segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Noticias - S. Paulo ao Rubro 2008 - Núcleo Oriental

São Paulo ao Rubro 2008 IV - "Põe-te a caminho!" - Núcleo Oriental

A IV Secção do Nucleo Oriental de Lisboa realizou no fim-de-semana de 26 e 27 de Janeiro a actividade São Paulo ao Rubro para comemorar o patrono dos caminheiros, São Paulo. O local de acolhimento foi o Agrupamento 67 – Bairro da Encarnação

Com o imaginário "Põe-te a caminho!" que nos tem acompanhado desde o início do ano escutista, a actividade consistiu em 5 momentos distintos, Jogo, Serviço, Partilha, Oração e Eucaristia.

O Jogo realizou-se no sábado de manhã e teve como objectivo dar a conhecer a História da Vida de São Paulo. Tendo por base a plataforma do Trivial Persuit o jogo decorreu em equipas verticais, equipas essas que se mantiveram durante toda a actividade.

O Serviço realizou-se no sábado à tarde e decorreu nas seguintes instituições: Comunidade Vida e Paz, Centro Social Paroquial São Jorge de Arroios, Centro de Promoção Juvenil de Lisboa, Hospital D. Estefânia e CERCI. Durante as inscrições para a actividade os caminheiros tiveram a oportunidade de mencionar a sua ordem de preferência relativo aos serviços a desenvolver ficando assim formadas as cinco equipas que prestaram serviço nas diversas instituições. Esses serviços careceram de preparação e envolvimento prévio por parte destas equipas de caminheiros no sentido de efectuar a preparação dos mesmos.

O serviço desenvolvido na Comunidade Vida e Paz passou pela limpeza e caixas alimentares usualmente utilizadas para o transporte da comida que é distribuída aos sem-abrigo.

Já no Centro Social Paroquial São Jorge de Arroios o tipo de acção desenvolvida passou pela animação de várias pessoas, nomeadamente idosos que acolhem ao centro na procura de companhia, carinho e distracção.

No Centro de Promoção Juvenil de Lisboa o serviço passou pela realização de algumas actividades para três faixas etárias distintas, 6 aos 11, dos 12 aos 15 e dos 16 aos 21 anos. De referir que esta instituição é um lar que acolhe apenas raparigas e a interacção inicial estava difícil e quase impossível pela dificuldade que estas crianças tem em se abrir e aceitar estranhos dentro do seu grupo, mas no final havia lágrimas a pedirem o breve regresso.

Para o Hospital D. Estefânia a equipa de caminheiros foi dividida em 2 sub-equipas e o serviço passou pela animação das crianças internadas nesta unidade hospitalar através de canções, truques de magia, etc e pela animação da eucaristia da mesma.

Na CERCI, foi realizada uma actividade com a supervisão dos educadores da mesma dimensionada à realidade e capacidade das crianças que frequentam esta instituição. A actividade teve por base uma gincana e realizou-se nos Olivais Sul.

A Partilha decorreu na noite de sábado com a realização de um fogo de conselho muito animado, seguido do momento da partilha das experiências vividas pelas diversas equipas ao longo do dia onde se pode sentir o como estamos por vezes longe da realidade e por vezes nos lamentamos por pequenas coisas e não nos apercebemos da "sorte" que temos. O dia terminou com um momento de reflexão proporcionado pelo Chefe Henrique Dias que pretendeu fazer a ponte entre aquilo que os caminheiros experimentaram no seu dia de serviço e aquilo que São Paulo viveu.

A Oração de domingo de manha preparada pela Chefe Ana Cunha foi de encontro aquilo que é pedido a qualquer escuteiro, ser fiel a si mesmo, e desta forma acordar e sentir um pouco a responsabilidade de ser cristão.

A Eucaristia decorreu na Igreja da Encarnação em conjunto com a comunidade local.

Estiveram representados nesta actividade 10 clãs, num total de 48 caminheiros e 9 dirigentes.

Nuno Pires

Sec.Ped. IV Secção Oriental

Sem comentários: