sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Campanha publicitária ofensiva da empresa Media Market

Caros(as) Amigos(as);

Sabendo desde há alguns dias de mensagens de correio electrónico, mensagens via SMS, petições on-line, fóruns de discussão virtuais e de uma tomada de posição oficial da Junta Central do CNE não poderíamos deixar de informar todos os Escuteiros o que se passa.

A Empresa Media Markt lançou recentemente uma campanha publicitária, que já se encontra nas televisões portuguesas, onde são retratados quatro habitantes de um país fictício denominado "Parvónia" sendo estes respectivamente um Governante, um Militar, uma Miss e um jovem Escuteiro (apesar de não utilizar um uniforme do CNE).

Estes quatro personagens, ou como dizem no próprio anúncio estes "Parvos" com sotaque de Leste são destacados pela negativa fazendo realmente valer na sua personalidade a ideia de serem "Parvos".

Não queremos tecer aqui opiniões pessoais, mas sugerimos a leitura do comunicado oficial do Chefe Nacional disponível neste endereço.

Dados concretos referentes aos Censos mostram que, o Movimento Escutista representa um método educativo para cerca de 78 milhões de jovens em todo o Mundo e de cerca de 80 000 em Portugal Continental, Açores, Madeira, Macau e em comunidades Portuguesas espalhadas pelo Mundo.

Baseados no espírito do fundador temos a certeza e afirmamos, tal como o próprio B-P, a existência de um artigo invisível na Lei do Escuta "O Escuteiro não é Parvo".

Temos consciência que uma campanha destas é ofensiva e um verdadeiro atentado ao bom nome dos visados, pois ridiculariza figuras de estado como são as forças Militares e os Poderes de Governação, assim como os valores e missão definidos pelos concursos das Misses e por último e na nossa realidade do maior Movimento de Juventude Mundial.

Para que tenham noção da verdadeira "Parvoíce" basta perceberem que um Movimento com 100 anos de história, existente em 155 países e que promove a educação integral de Crianças e Jovens, rapazes e raparigas, através de um conjunto de valores originando uma mudança activa e positiva da sociedade não se constrói fundado no conjunto de valores apresentados pela própria empresa Media Markt na sua campanha publicitária.

O Escutismo afirma-se como uma ferramenta de educação para a Paz, respeito pela diferença e de promoção de valores que conduzam a uma sociedade mais fraterna e Humana, sendo no mínimo indelicado o facto da referida empresa conotar a "Parvónia" com países do Leste Europeu, mostrando uma verdadeira falta de respeito para com um povo e uma cultura.

Tal como afirmado através da Promessa e também no terceiro princípio "O Escuta é filho de Portugal e bom cidadão", é chocante a apresentação de uma figura de Estado e do Governo Central sejam denegridos através da conotação que "Parvo" tem no vocabulário português.

A Media Markt reage através de um comunicado afirmando que a campanha foi elaborada através da tradução e adequação às diferentes línguas dos países onde a empresa funciona, acrescenta ainda que a campanha é feita num tom bem-disposto e humorado, considerando a posição dos diversos escuteiros demasiado exagerada.

Esta é toda a informação que dispomos até ao momento, deixamos no entanto o assunto à reflexão de todos os Escuteiros que visitam este espaço virtual e relembramos que este post é da inteira responsabilidade do seu autor.

No primeiro spot a coisa até andava calma, o escuteiro aparecia confundido no meio de tantos. Mas no segundo vídeo deixo-vos o link (recuso-me a carregar o dito spot para o blog) - http://www.youtube.com/watch?v=cRuRcTYqng8 -

Uma Canhota Amiga

Pedro Henrique Aparício
Presidente da Mesa dos Conselhos de Núcleo

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