"Comemorações do Dia Núcleo Oriental – Região Lisboa
Neste Dia 3 de Novembro celebrámos o nosso Patrono Beato Nuno, no Dia de Núcleo Oriental.
O Agrupamento que acolheu o evento foi o 51 St Engrácia, no âmbito das comemorações dos 75 anos da sua existência, que está de parabéns pelo seu esforço e trabalho, para garantir a hospitalidade e acolhimento de tal iniciativa.
Encerrou-se o ciclo de Comemorações do Centenário no Núcleo e deu-se início ao ás Comemorações de 10 anos do Núcleo Oriental que terão o seu ponto alto no ACANUC 2008.
As actividades tiveram como Imaginários
Da I secção – A Simbologia dos Lobitos,
Da II ª A Idade do Bronze – Aplicar o Sistema de Progresso
Da IIIª – O Sistema de Progresso
E na IV ª – A Mística da IV
Participaram cerca de 900 escuteiros nas actividades ao longo do dia.
Na Eucaristia entre outros convidados , esteve presente o Pres da Junta de Freguesia St Engrácia , assim como o Sec Pedagógico Regional.
Celebramos a fé em Jesus Cristo Redentor, com a Eucaristia na Ig de S. Francisco, onde presidiu o Assistente de Núcleo P. Bruno Machado, o Assistente do 51 St Engrácia P. Pedro Nuno e o Assistente do 81 Marvila P. Luís Leal.
Fomos interpelados, para que não deixemos nunca de dar o nosso testemunho como Cristãos empenhados no Reino e amigos de Jesus. Não podemos distrair-nos pelo activismo de ser Escuteiro e por vezes não reconhecermos Jesus, que se cruza connosco todos os dias.
Durante a tarde decorreram as Actividades das secções que se espalharam entre as instalações do Regimento de Transmissões, a Junta de Freguesia de St Engrácia e o perímetro entre S. Francisco, St Engrácia e a Penha de França.
Era ver os Bandos de Lobitos percorrendo os postos de jogos com autonomia. Os Exploradores procurando descobrir o potencial do Sistema de Progresso em propostas de jogos interpelantes e desafiadoras ás patrulhas. A III cujas equipas competiram num raid transformado em jogo, que envolvia as etapas de progresso. Finalmente a IV que decidiu efectuar por clã, apresentações sobre a Mística da IV e os compromissos que dai surgiam.
Com um belo dia de Sol, encerramos o dia com um Fogo de Conselho no Quartel de Sapadores, com a presença de todos os Escuteiros e entidades que nos acolheram: Comandante do Regimento Transmissões e restantes oficiais, Presidente da Junta de Freguesia e demais convidados.
Neste Fogo de Conselho á volta de uma grande fogueira real, o CA Manel de St Engrácia relembrou os 75 anos do Agrupamento, o Velho Lobo Chefe Lopes presenteou-nos com um pequena representação que fez delirar todos os Escuteiros presentes com uma extraordinária ovação escutista!
Seguiram-se apresentações feitos por escuteiros do que de melhor se faz em cada Agrupamento fosse canto, representação, mímica,etc.
Encerrou-se o Fogo de Conselho com a participação do Comandante do Regimento, a agradecer com entusiasmo a nossa presença, deu-se as Pontuações Finais das Actividades, que motivam sempre muita euforia
E despedimos-nos a cantar a " Canoa" !
Era já noite quando centenas de jovens enchiam a cantar com gritos escutistas as ruas de Lisboa ….Assim tudo vale a pena!!!!"
Enviado pela Junta de Núcleo