quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Ora Anima - 23/11/07 Telheiras

Caro Irmão Escuta

Estás convidado a participar no Ora Anima, no próximo dia 23 de Novembro Sexta -feira - 21:30 na Igreja de Telheirasao lado do Agrup 683 Telheiras.

Espaço mensal, que privilegia a Oração Comunitária, feito por e para , Animadores - Dirigentes e CILS.

Como já deves ter ouvido, é preparado rotativamente por um Agrupamento, em cada mês que passa, acolhendo os Dirigentes e CILS do resto do Núcleo Oriental.

Desta vez o Agrup 683 Telheiras , preparou e acolhe -nos a todos!

Num tempo onde o Voluntariado, não pode ser só activismo, precisamos de recarregar baterias , de parar e fazer silencio, para escutar o que Deus nos têm a dizer, para a nossa Vida e para os Trilhos que percorremos no CNE.

Há que reencontrar Cristo na nossa Vida!

Vem e traz os teus companheiros Animadores do Agrupamento!!

Após o Ora Anima, haverá um momento de convívio entre todos, com café ,chá e bolachas !

Contamos contigo!

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Congresso de Marvila - Intervenção do Chefe Renato (1260 Bela Vista)

Já aqui demos conta da participação dos agrupamentos 1260 Bela Vista e do 81 Marvila no referido congresso, mas encontramos imagens da participação do Escutismo neste evento.

Descoberta esta preciosidade de alguém que falou em nome de todos nós escuteiros, gostaríamos de partilhar com todos.

Obrigado Renato pela representação de todos nós, em especial do Escutismo na Freguesia de Marvila.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Eleições Junta Central - Apelo do Chefe de Núcleo

ASSUNTO: O Dever de votar

Caros Irmãos Escutas
No próximo Domingo dia 18 de Novembro decorre entre as 10:00 e as 16:00, a Votação para a nova Equipa que vai liderar a Junta Central, nos próximos 3 anos.
A Mesa de Voto estará aberta entre as 10:00 e as 16:00 na sede de Núcleo e será coordenada pela Presidente da Comissão Eleitoral, Dirigente Teresa Carreira.
Qualquer Dirigente do CNE de acordo com os deveres e direitos que possui deve promover a Cidadania Activa e a Pedagogia do Exemplo

Devemos sempre em todas as circunstancias Votar, seja em que sentido.
O voto é a expressão da Liberdade individual, de poder optar e contribuir com a minha opinião seja ela qual for, para o Bem Comum do CNE ou da nossa Pátria.
Se no Bando, Patrulha, ou Equipa insistimos que todos Votem para o Bem comum destes pequenos Conselhos, devemos dar o Exemplo como Irmãos mais Velhos.
Conto que independentemente do vosso Voto, os Dirigentes do Oriental dêem um Exemplo Claro e Inequívoco de Cidadania, VOTANDO !
Caso não te seja possível dirigir nesse dia a uma urna, indicamos como podes votar por correspondência:

  1. Verificar, junto do coordenador do processo eleitoral no Agrupamento (Secretário ou Chefe de Agrupamento, outro dirigente) se o teu nome consta nos cadernos eleitorais
  2. Solicitar o boletim de voto e os envelopes ao dirigente referido
  3. Assinalar a sua escolha no boletim de voto, dobrar o mesmo em quatro, com a parte impressa voltada para dentro, e introduzi-lo no envelope branco fornecido.
  4. O envelope descrito no número anterior, depois de fechado, e sem ter nada escrito, é introduzido num 2º envelope (modelo oficial) acompanhado de fotocópia do bilhete de identidade
  5. No exterior desse 2º envelope deve ser escrito o seu nome, o agrupamento ou nível, o cargo ou função e a assinatura semelhante ao bilhete de identidade
  6. Este 2º envelope é então introduzido dentro de um 3º envelope (este 3º envelope não é fornecido), dirigido ao Presidente da Mesa de Voto do nível respectivo, e:
    • remetido por correio ou entregue nos serviços dos níveis nacional, regional ou de núcleo até ao 5º dia útil anterior (12 de Novembro) ao acto eleitoral, ou
    • entregue na Mesa de Voto, no próprio dia 18 de Novembro, pelo CA ou outro Titular do Agrup ,durante o respectivo horário de funcionamento.


"O Civismo já foi definido resumidamente como uma «lealdade activa para a comunidade»
Num país livre é fácil, e nada invulgar, considerar-se alguém bom cidadão se for respeitador das leis, trabalhador, e manifestar a sua preferência em política, desportos ou actividades, deixando ao Governo o encargo de preocupar-se com o bem da Nação.
Isto é civismo passivo.
Mas civismo passivo não basta para defender no mundo as virtudes da liberdade, honra e justiça.
Só o civismo activo o pode fazer.
Rasto do fundador – BP "

Canhota amiga
Henrique Dias
Chefe Núcleo Oriental

terça-feira, 6 de novembro de 2007

1260 Belavista e do 81 Marvila - II Congresso de Marvila

No passado dia 27 de Outubro, realizou-se no ISEL o 2º Congresso de Marvila onde o nosso agrupamento e o de Marvila tiveram a oportunidade de participar de diferentes maneiras.

A Bela Vista participou no primeiro tema do dia que consistia nas novas gerações, o Agrupamento de Marvila colaborou na recepção dos congressistas e no encaminhamento das pessoas.

Após o congresso de há 2 semanas, saiu no jornal de Marvila as principais conclusões e participações do congresso.

Visto a Junta Núcleo Oriental estar também na Freguesia, devem ter acesso ao jornal em causa que é distribuído gratuitamente.

O grande Tema do Congresso era "Marvila Participativa", onde tinha como objectivo dar voz às forças vivas que trabalham no terreno em prol da cidadania.

Na parte da manhã, o sub-tema era as novas gerações onde algumas instituições apresentaram o trabalho realizado com crianças e jovens no caminho da cidadania.

O Agrupamento 1260 da Bela Vista também teve o seu tempo onde apresentou o método escutista como ferramenta para o desenvolvimento das novas gerações:

"O Grupo de Escuteiros da Freguesia também se revelou como um bom veículo de transmitir os conceitos de cidadania e entreajuda. De acordo com Renato Reis – queremos formar bons cidadãos para as novas gerações, procurando deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrámos"

In Jornal de Marvila – Ano II nº 23 – Outubro de 2007

CA Renato Reis

1260 Bela Vista

Comemorações Dia de Núcleo 2007

"Comemorações do Dia Núcleo Oriental – Região Lisboa

Neste Dia 3 de Novembro celebrámos o nosso Patrono Beato Nuno, no Dia de Núcleo Oriental.

O Agrupamento que acolheu o evento foi o 51 St Engrácia, no âmbito das comemorações dos 75 anos da sua existência, que está de parabéns pelo seu esforço e trabalho, para garantir a hospitalidade e acolhimento de tal iniciativa.

Encerrou-se o ciclo de Comemorações do Centenário no Núcleo e deu-se início ao ás Comemorações de 10 anos do Núcleo Oriental que terão o seu ponto alto no ACANUC 2008.

As actividades tiveram como Imaginários

Da I secção – A Simbologia dos Lobitos,

Da II ª A Idade do Bronze – Aplicar o Sistema de Progresso

Da IIIª – O Sistema de Progresso

E na IV ª – A Mística da IV

Participaram cerca de 900 escuteiros nas actividades ao longo do dia.

Na Eucaristia entre outros convidados , esteve presente o Pres da Junta de Freguesia St Engrácia , assim como o Sec Pedagógico Regional.

Celebramos a fé em Jesus Cristo Redentor, com a Eucaristia na Ig de S. Francisco, onde presidiu o Assistente de Núcleo P. Bruno Machado, o Assistente do 51 St Engrácia P. Pedro Nuno e o Assistente do 81 Marvila P. Luís Leal.

Fomos interpelados, para que não deixemos nunca de dar o nosso testemunho como Cristãos empenhados no Reino e amigos de Jesus. Não podemos distrair-nos pelo activismo de ser Escuteiro e por vezes não reconhecermos Jesus, que se cruza connosco todos os dias.

Durante a tarde decorreram as Actividades das secções que se espalharam entre as instalações do Regimento de Transmissões, a Junta de Freguesia de St Engrácia e o perímetro entre S. Francisco, St Engrácia e a Penha de França.

Era ver os Bandos de Lobitos percorrendo os postos de jogos com autonomia. Os Exploradores procurando descobrir o potencial do Sistema de Progresso em propostas de jogos interpelantes e desafiadoras ás patrulhas. A III cujas equipas competiram num raid transformado em jogo, que envolvia as etapas de progresso. Finalmente a IV que decidiu efectuar por clã, apresentações sobre a Mística da IV e os compromissos que dai surgiam.

Com um belo dia de Sol, encerramos o dia com um Fogo de Conselho no Quartel de Sapadores, com a presença de todos os Escuteiros e entidades que nos acolheram: Comandante do Regimento Transmissões e restantes oficiais, Presidente da Junta de Freguesia e demais convidados.

Neste Fogo de Conselho á volta de uma grande fogueira real, o CA Manel de St Engrácia relembrou os 75 anos do Agrupamento, o Velho Lobo Chefe Lopes presenteou-nos com um pequena representação que fez delirar todos os Escuteiros presentes com uma extraordinária ovação escutista!

Seguiram-se apresentações feitos por escuteiros do que de melhor se faz em cada Agrupamento fosse canto, representação, mímica,etc.

Encerrou-se o Fogo de Conselho com a participação do Comandante do Regimento, a agradecer com entusiasmo a nossa presença, deu-se as Pontuações Finais das Actividades, que motivam sempre muita euforia

E despedimos-nos a cantar a " Canoa" !

Era já noite quando centenas de jovens enchiam a cantar com gritos escutistas as ruas de Lisboa ….Assim tudo vale a pena!!!!"


Enviado pela Junta de Núcleo